Neste Blog rendemos a nossa homenagem aos Gestores e Agentes Policiais que, apesar das dificuldades internas, das leis brandas, do enfraquecimento da autoridade, dos salários baixos, do fracionamento do ciclo policial e das mazelas do Judiciário que discriminam e alijam as forças policiais do Sistema de Justiça Criminal impedindo a continuidade e a eficácia dos esforços contra o crime, dedicam suas vidas na proteção do cidadão, na preservação da ordem pública e na defesa do povo, das Instituições e do Estado, em prol da almejada PAZ SOCIAL no Brasil.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ASSALTO A MOTORISTAS: LADRÕES VIOLENTOS SÃO CAPTURADOS


CORREIO DO POVO, 27/09/2012


Líder de quadrilha e outro suspeito de roubar carros na Capital detidos pelo Deic. Bando é formado por cerca de 20 criminosos


Dupla presa ontem é acusada do assalto e atropelamento ao idoso na rua Artigas, neste mês
Crédito: Fabiano Amaral


O assaltante conhecido como Calege, líder de uma quadrilha de roubo de veículos que agia desde julho nos bairros Petrópolis, Bela Vista e Jardim Botânico, em Porto Alegre, foi capturado na manhã de ontem por agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Seu bando, formado por cerca de 20 criminosos, é suspeito de roubar em torno de 50 veículos no período. Entre os ataques da quadrilha de Calege está o caso do idoso, 81 anos, que acabou atropelado após o roubo de seu Honda Fit na rua Artigas, no bairro Petrópolis, no dia 13 deste mês.

Ontem ainda, à tarde, foi preso outro suspeito de roubar e agredir o idoso. De acordo com a Polícia Civil, o homem foi reconhecido por uma das vítimas e levado para a Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos, na Capital.

Calege, 26 anos, foi preso pela equipe da delegada Vivian do Nascimento, da Delegacia de Repressão a Roubo de Veículos, em uma casa na vila São Judas Tadeu, no bairro Partenon. Houve a apreensão de uma Saveiro e de um Renault Clio - veículos usados na cobertura dos ataques -, assim como alguns pertences de pessoas que foram assaltadas. Um cúmplice é procurado. "Sou inocente", jurou Calege, que já foi reconhecido por vítimas.

De acordo com a delegada Vivian do Nascimento, o criminoso estava em prisão domiciliar desde dezembro do ano passado, mas no mês de julho último foi beneficiado com indulto - justamente no mesmo mês em que começou a onda de assaltos nos bairros de Porto Alegre. "Ele responde a seis inquéritos por roubo de veículos e formação de quadrilha e já tem uma condenação de sete anos e seis meses", destacou a delegada.

Conforme a delegada Vivian do Nascimento, a quadrilha seria uma das mais ativas e violentas no Rio Grande do Sul. Ela conta que, em seus ataques, o grupo agredia as vítimas caso demorassem para atender as suas ordens, desferindo, por exemplo, coronhadas e até socos no rosto.

"Os roubos eram cometidos por dois ou três", observou Vivian, acrescentando que a mesma quadrilha travou dois outros confrontos recentes com a Brigada Militar. No dia 17 deste mês, um dos bandidos morreu e outro foi preso durante tiroteio com o 11 BPM, na rua Mário Leitão, no bairro Petrópolis, na Capital. Uma outra troca de tiros com a Brigada ocorreu no dia 4 de setembro passado, na rua Barão de Ubá, bairro Bela Vista, após o roubo de um automóvel Veloster. Naquela ocasião, os criminosos conseguiram fugir.

Vivian acredita que devam ser chamadas cerca de 50 vítimas da quadrilha para prestar depoimento sobre os crimes.

COMENTÁRIO DSO BENGOCHEA - PARABÉNS AOS POLICIAIS. Resta saber quanto tempo ficarão presos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário