Neste Blog rendemos a nossa homenagem aos Gestores e Agentes Policiais que, apesar das dificuldades internas, das leis brandas, do enfraquecimento da autoridade, dos salários baixos, do fracionamento do ciclo policial e das mazelas do Judiciário que discriminam e alijam as forças policiais do Sistema de Justiça Criminal impedindo a continuidade e a eficácia dos esforços contra o crime, dedicam suas vidas na proteção do cidadão, na preservação da ordem pública e na defesa do povo, das Instituições e do Estado, em prol da almejada PAZ SOCIAL no Brasil.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

TECNOLOGIA NO COMBATE AO CRIME

ZERO HORA 05 de setembro de 2012 | N° 17183
 
PATRULHA ONLINEA 

Polícia Civil já pode contar com uma nova ferramenta tecnológica a favor do combate à criminalidade.

 CARLOS WAGNER

Foram entregues 150 tablets para agilizar os trabalhos de registro fotográfico de local de crimes, consulta de nomes, placas, ocorrências e antecedentes criminais.

Os aparelhos foram entregues em forma de comodato pela empresa Oi, que tem convênio de telefonia com a Polícia Civil do Estado. Deste total, 29 foram entregues em uma cerimônia realizada na tarde de ontem, em frente ao Palácio Piratini, na Capital. O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e o chefe de Polícia do RS, delegado Ranolfo Oliveira Júnior, receberam os equipamentos das mãos do governador Tarso Genro.

De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel), delegado Francisco Soares, esta era uma demanda antiga da Polícia Civil e que foi possível viabilizar na ocasião da prorrogação do contrato com a empresa de telefonia. Os tablets vieram com um pacote de dados que permitirá acessar os sistemas da polícia de qualquer lugar. De tecnologia avançada – são os modelos mais modernos disponíveis pela operadora – permitem fazer vídeos e fotos em alta definição. O contrato prevê duração de 30 meses, com atualização anual dos equipamentos.

– Já está previsto, por parte da Chefia de Polícia, a ampliação desses aparelhos, face a sua importante contribuição para o combate à criminalidade. No decorrer deste ano e no início de 2013, a intenção é dobrar a quantidade atual – afirma Soares.

A primeira leva de tablets foi distribuída para equipes volantes, integrantes da força-tarefa de combate aos homicídios e que atuam nos Territórios da Paz, em Porto Alegre e Região Metropolitana. A ideia é atender a todas as delegacias do Estado.

– Estamos atacando, inicialmente, onde há mais demanda e condições técnicas de funcionamento – explica o delegado.

Para facilitar o uso do equipamento, alguns aparelhos já entregues para equipes volantes foram acrescidos de um teclado e uma capa para proteção, equipamentos adquiridos com recursos da Divisão Judiciária Operacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário