Neste Blog rendemos a nossa homenagem aos Gestores e Agentes Policiais que, apesar das dificuldades internas, das leis brandas, do enfraquecimento da autoridade, dos salários baixos, do fracionamento do ciclo policial e das mazelas do Judiciário que discriminam e alijam as forças policiais do Sistema de Justiça Criminal impedindo a continuidade e a eficácia dos esforços contra o crime, dedicam suas vidas na proteção do cidadão, na preservação da ordem pública e na defesa do povo, das Instituições e do Estado, em prol da almejada PAZ SOCIAL no Brasil.

domingo, 8 de julho de 2012

TENTATIVA DE SUBORNO LEVA PARA A PRISÃO

ZERO HORA 8 de julho de 2012 | N° 17124

CORRUPÇÃO

Policiais rodoviários gravaram a conversa em que motorista oferece dinheiro para ser liberado


O condutor de um Fiat Uno foi preso em flagrante no final da noite de sexta-feira por corrupção ativa ao tentar subornar policiais rodoviários, na Região Metropolitana. O carro que ele dirigia bateu num poste de concreto às margens da rodovia Porto Alegre-Vale do Sinos (BR-116), sentido Interior-Capital. O acidente aconteceu por volta das 22h40min, em Canoas.

O motorista do carro, Valmir Silva dos Santos, 53 anos, não sofreu ferimentos e foi atendido por uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Convidado a realizar o teste do bafômetro, ele se recusou.

– Constatamos que ele estava visivelmente embriagado, mas o autuamos pela recusa em fazer o teste do etilômetro, que gera multa e suspensão da habilitação por um ano – relata o agente Luís Carlos Reischak Júnior.

O motorista Valmir não se conformou e ofereceu R$ 100 para cada um dos quatro patrulheiros. A conversa foi gravada por pelo menos três telefones celulares dos agentes.

– Quando soube que seria multado, ofereceu dinheiro a cada um de nós para ser liberado, o que recusamos.

Motorista foi autuado em flagrante e detido

Nas gravações, é possível ouvir Valmir debochar da hesitação dos patrulheiros em aceitar o suborno.

– Aqui é o Rio Grande do Sul, tudo pode...

O motorista foi autuado em flagrante na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas e a previsão era de que seria levado ao Presídio Central.


Confira íntegra da gravação feita por três policiais:
 
Depois de se recusar a fazer o bafômetro, motorista ofereceu dinheiro:

Motorista – Quero negociar com vocês...

Policial – O senhor quer negociar com a gente? Como assim?

Motorista – Negociar...

Policial – O que o senhor quer dizer com negociar? Vamos ser mais explícitos...

Motorista – Assim, ó...Bebi. Eu bebi.

Policial – O que tu bebeu?

Motorista – Cerveja...Não que eu bebi, que eu...Eu bebo há cinco anos e dirijo esse Uno aí no mais...

Policial – Mas o que aconteceu hoje? É R$ 957, a multa.

Motorista – Quero conversar com vocês. Tenho um dinheiro aqui, se vocês quiser...

Policial 2 – O senhor tá nos oferecendo propina?

Motorista – Não. Tô oferecendo, assim, R$ 100 para cada um...E vou embora! Me ajudam a tirar esse carro daqui. E não quero fazer o bafômetro. É que eu bebi. Não quero...

Policial 2 – É um direito seu, não fazer o bafômetro. Mas não tô entendendo o que o senhor quer.

Motorista – Eu acerto com vocês aqui, ó...Puxa meu carro daqui. Eu dou um dinheiro aqui. Aqui é Rio Grande do Sul, tudo pode...Vocês vêm com caminhão, me puxam daqui. Fala aí, meu! Quanto que é? Eu já resolvi vários problemas assim, ó...

Policial 1 – O senhor tá preso!

Policial 3 – Tu ofereceu R$ 100 para ele te liberar? E ele ficou brabo contigo, né? Por que tu ofereceu, afinal, se não queria ser preso?

Motorista – Porque o brasileiro é isso aí (risos)...

Policial 3 – Tu achou que ia ser mais fácil, oferecendo R$ 100 para cada um?

Motorista – Mas qual é o lugar que não é mais fácil isso? Eu bebi uma cerveja, o cara me jogou fora da estrada...é uma lei porquíssima.

Policial 3 – E se o delegado perguntar se tu ofereceu dinheiro, o que tu vai dizer?

Motorista – Nego. É pura mentira. Em qualquer lugar a gente mente e se sai bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário