Neste Blog rendemos a nossa homenagem aos Gestores e Agentes Policiais que, apesar das dificuldades internas, das leis brandas, do enfraquecimento da autoridade, dos salários baixos, do fracionamento do ciclo policial e das mazelas do Judiciário que discriminam e alijam as forças policiais do Sistema de Justiça Criminal impedindo a continuidade e a eficácia dos esforços contra o crime, dedicam suas vidas na proteção do cidadão, na preservação da ordem pública e na defesa do povo, das Instituições e do Estado, em prol da almejada PAZ SOCIAL no Brasil.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

SER POLICIAL FEDERAL

Ser Policial Federal-


O concurso para os diversos cargos da Policia Federal tem sido cada vez mais procurado. Isso, por um lado, é bom, pois o país precisa de pessoas dispostas a defender sua população. Mas, por outro lado, gera um inconveniente que poucos percebem. Mais da metade das pessoas que aspiram a carreira não tem noção do que é pertencer à Policia Federal. 


A esmagadora maioria faz o concurso público em busca do salário e da "estabilidade" da carreira federal, tomando por base no que lê no edital, e assim se sentem suficientemente informados e preparados para ingressar no Departamento da Policia Federal. Outros muitos acreditam que não irão exercer funções policiais, não vão ter que atirar e nem prender ninguém. Mas isso, meus caros, é ledo engano. 

O que precisam saber é que, na Policia Federal, a realidade dos cargos, da instituição e do Curso de Formação Policial vai muito além dos pequenos parágrafos do edital que contém sua descrição. Lá que encontramos é uma breve citação das inúmeras funções determinadas pela Lei de criação do DPF, que fala das normas, dos diretos e deveres, da nome aos cargos e as funções de cada cargo, mas, que em momento algum, fala das prerrogativas. Nem a Lei ou o edital sabem o que é, de fato, Ser Policial Federal.


Ser Policial Federal é honrar a identidade e a insígnia do Departamento da Policia Federal que carrega no Distintivo e na camisa preta, com a inscrição POLICIA FEDERAL. É defender a Nação representada pela bandeira do Brasil que carrega no ombro com orgulho durante as missões.




Ser Policial Federal é lidar todo dia com o que existe de pior na raça humana e, por isso, lidar com o que existe de mais Hediondo no Código Penal, ainda que não seja mais essa, a sua redação.

É sentir, diariamente, o peso da arma que leva carregada no ombro e/ou cintura, pronta para te defender, mas sempre lembrando-o que todo e qualquer descuido pode ser ser FATAL.


Ser Agente da Policia Federal é investigar um cativeiro na tríplice fronteira. Ao fim da investigação, apesar do local ser defendido por 20 homens fortemente armados, invadi-lo e retirar 15 mulheres e crianças, que foram vítimas de tráfico humano e eram mantidas em cativeiro no local para serem levadas à Colômbia.


Ser Escrivão da Policia Federal é encarar o depoimento dessas mulheres e redigir cada vírgula descrita de toda a violência sexual, humilhação e abuso a que elas foram submetidas. Em seguida, fazer o mesmo com os traficantes, Agentes e quaisquer outros sobreviventes da missão.


Ser Papiloscopista da Policia Federal é fazer identificação datiloscópica em cadáveres mortos há muitos dias. É fazer levantamentos minuciosos no mais diversos locais, grandes ou pequenos em busca de digitais, utilizando dos conhecimentos técnicos e práticos para selecionar os objetos e áreas potenciais para encontrar digitais. 


Ser do COT é trocar tiro com o "cangaço novo" na saída do Banco do Brasil.
Eles não têm mais nada a perder, e estão armados com Fuzis e Submetralhadoras que cospem balas na sua direção, desejando seu sangue e sua vida. Você utilizando todo o seu treinamento e autocontrole para proteger sua equipe, enquanto tenta livrar o mundo de mais um grupo criminoso e, se possível, voltar para casa no final do dia.

Ser Perito Criminal Federal é definir a causa mortis de um defunto mutilado, analisar o pó colorido ou o fiapo de linha que foi encontrado na roupa da vítima É reconhecer se a bala encontrada na parede veio da arma do suspeito ou não, vetorizar as manchas de sangue e descobrir aonde o assassino estava na hora do golpe fatal, coletar amostras de DNA em vítimas de violência sexual.


Ser Perito Criminal da Policia Federal é, também, trabalhar na selva Amazônica ou no Sertão Nordestino resgatando exemplares da nossa fauna e flora antes que sejam traficadas do país. É analisar a madeira que foi encontrada em um navio tentando sair do Brasil pelo Rio Negro, coletar evidências criminais nos locais e situações mais insalubres, achar provas em cacos de vidro e computadores queimados, sujar as luvas de sangue desconhecido, fotografar o crânio esmagado pelas pancadas do assassino e cuidar de animais resgatados com vida. Depois disso, analisar todos os dados coletados em campo nos laboratórios, para produzir os laudos periciais, prestar depoimento e testemunhar a tudo isso no tribunal.



Ser Delegado da Policia Federal é comandar toda essa equipe, analisar os laudos, os relatos, evidências e as outras muitas questões associadas às missões e inúmeros inquéritos na sua mesa.






Em suma, o que estou dizendo é que para Ser Policial Federal é preciso mais que apenas determinação para estudar e treinar para ser aprovado nas provas. Não é simplesmente ocupar um cargo público ou ser concursado.

Ser Policial Federal é MATAR UM LEÃO POR DIA.


Por tanto colegas, ao se candidatarem a uma vaga, o façam cientes da seguinte verdade:


Ser Policial Federal é defender a UNIÃO!

Ser Policial Federal é combater o tráfico de drogas, madeira, animais e humanos, vigiar a fronteira, investigar, atuar e autuar, dar voz de prisão a membros da FARC escondidos na floresta ou ao Governador de Brasília.

Ser Policial Federal é defender a vida, COM A SUA!

Ser Policial Federal é trabalhar em conjunto com o PEFRON, a Força Nacional e outros para defender e vigiar os mais de 1.000 Km Fronteira que o Brasil possui!

Ser Policial Federal é morar em lugares como: Oiapoque, Chuí, Tabatinga, Epitaciolândia, Ponta Porã, Jaguarão, Carceres, Redenção, Pacaraíma, Naviraí, Marabá, Jí-Paraná, Guajará-Mirim, Altamira, Cascavel e outros, que o seu mapa nem sabe onde ficam.


Ser Policial Federal é lutar pela aprovação da Lei Orgânica!

Ser Policial Federal é ter ORGULHO de dedicar SUA VIDA por um país melhor e mais seguro!

Ser Policial Federal é arrumar a mala para ir a uma missão em um lugar que você nem sabe qual, mas tem algumas horas para fazer a malas.




Ser Policial Federal é mais que um chamado, é uma VOCAÇÃO!


Amém!

 FONTE: http://maciodaro.blogspot.com.br/2010/05/ser-policial-federal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário