Neste Blog rendemos a nossa homenagem aos Gestores e Agentes Policiais que, apesar das dificuldades internas, das leis brandas, do enfraquecimento da autoridade, dos salários baixos, do fracionamento do ciclo policial e das mazelas do Judiciário que discriminam e alijam as forças policiais do Sistema de Justiça Criminal impedindo a continuidade e a eficácia dos esforços contra o crime, dedicam suas vidas na proteção do cidadão, na preservação da ordem pública e na defesa do povo, das Instituições e do Estado, em prol da almejada PAZ SOCIAL no Brasil.

sábado, 2 de junho de 2012

NOS TEMPOS DAS GALINHAS PRETAS

Nos tempos das galinhas pretas.

WANDERLEY SOARES, O SUL, Porto Alegre, Sábado, 02 de Junho de 2012.
Línguas ferinas chegam a dizer que, ainda hoje, há remanescentes desses rituais.

Histórias de "corpos fechados" permeiam as biografias secretas de políticos, jornalistas, policiais e bandidos de tempos idos. Isso sempre esteve ligado ao extremo risco que ainda hoje compreende o exercício dessas atividades. Pais e mães de santo eram procurados à socapa por esses profissionais que buscavam se proteger com armas invisíveis contra inimigos conhecidos ou mesmo ocultos. Havia grandes tramas nisso, pois de tempos em tempos, por exemplo, a mesma mãe-de-santo fechava o corpo de um policial e de um bandido. Línguas ferinas chegam a dizer que, ainda hoje, há remanescentes desses rituais. Talvez um dia, aqui em minha torre, venha a meditar e a falar mais sobre isso. Hoje, apenas registro um fato que me fez lembrar até mesmo das galinhas pretas cacarejando nas encruzilhadas. Sigam-me.

Receita

Durante buscas realizadas na noite de quarta-feira última, em Osório, agentes de inteligência do 8 BPM e da 1 DP daquele município encontraram um bilhete, grosseiramente redigido, em que havia a receita de uma simpatia para manter a polícia distante da casa de duas mulheres envolvidas em tráfico de drogas. A prescrição era mais ou menos assim: um pouco de sal grosso; um pouco de vinagre; um pouco de alho e azeite de dendê. Tudo isso reunido, o complemento deveria ser feito com uma reza brava para "pai Ogum" impedir possíveis invasões de policiais. Com isso se constata que a bandidagem conta, inclusive com forças invisíveis. De outra banda, é possível que em muitas áreas da cidade esta receita está sendo acreditada, o que se deduz pela raridade do policiamento em nossas ruas, especialmente após o pôr do sol.

Maconha

Um homem foi preso, durante a madrugada de ontem, com 1,2 kg de maconha na Vila Cai-cai, Loteamento Cavalhada, Zona Sul da Capital. A prisão ocorreu no início da madrugada. Segundo a Brigada Militar, o traficante tem antecedentes criminais por furto e posse de entorpecentes.

Dúvidas

A Polícia Civil realizou quatro operações. Ontem, com o objetivo de desarticular quadrilhas de traficantes de drogas. As ações ocorreram nos municípios de Dom Pedrito, Cruz Alta, Santo Ângelo e Bom Jesus, totalizando 257 criminosos detidos. Entre os presos está um ex-vereador de Bom Jesus. Durante as diligências, foram apreendidas drogas, armas, tocas ninjas e produtos contrabandeados. Ações como essa nunca deixam de gerar dúvidas sobre a validade de reforçar o policiamento ostensivo na Capital e Região Metropolitana retirando parte do efetivo do interior do Estado.

Ronda

Ontem estive no café da manhã alusivo ao 14 aniversário do 19 BPM da Brigada Militar, unidade das tropas da Zona Leste da Capital comandada pelo tenente-coronel Alberto da Costa Iriart. Cada vez que faço uma dessas rondas, longe de minha torre, convenço-me mais de que há profissionais real e integralmente cumprindo seu papel na segurança pública, não como apêndices privilegiados e perfumados da sociedade, mas como cidadãos absolutamente conscientes e orgulhosos da carreira suada e empoeirada que resolveram seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário