Neste Blog rendemos a nossa homenagem aos Gestores e Agentes Policiais que, apesar das dificuldades internas, das leis brandas, do enfraquecimento da autoridade, dos salários baixos, do fracionamento do ciclo policial e das mazelas do Judiciário que discriminam e alijam as forças policiais do Sistema de Justiça Criminal impedindo a continuidade e a eficácia dos esforços contra o crime, dedicam suas vidas na proteção do cidadão, na preservação da ordem pública e na defesa do povo, das Instituições e do Estado, em prol da almejada PAZ SOCIAL no Brasil.

sábado, 19 de janeiro de 2013

PRESOS CINCO SUSPEITOS DE ASSALTO A JOALHERIA DE SHOPPING

ZERO HORA 19 de janeiro de 2013 | N° 17317

Polícia prende cinco suspeitos. Três mulheres, uma adolescente e um homem teriam confessado participação em sequestro e roubo em shopping da Capital

PEDRO MOREIRA

Três mulheres, uma adolescente e um homem suspeitos de envolvimento no sequestro de um casal e no assalto a uma joalheria no Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre, na manhã de quinta-feira, foram detidos pela Polícia Civil na tarde de ontem. Os cinco foram presos no bairro São José, em Esteio, na Região Metropolitana. Outros cinco suspeitos de integrar a quadrilha ainda são procurados pela polícia.

Segundo o delegado Juliano Ferreira, da Delegacia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), os cinco confessaram informalmente participação no crime e foram encaminhados ao Deic, onde prestariam depoimento durante a noite.

Dois deles são primos e foram identificados como Suzielen Santos de Ávila, 20 anos, e Jonas Antonio Avila da Luz, 21 anos. Também teriam participado de toda ação uma adolescente de 16 anos e duas mulheres identificadas como Aline Vargas Kasper, 21 anos, e Ilana Lima da Silva, 24 anos. Segundo o delegado Juliano Ferreira, eles serão autuados por roubo e sequestro.

– Eles vão ser autuados em flagrante por roubo e sequestro. É uma gurizada inexperiente que praticou um crime de gente grande. Eles deixaram muitos vestígios, não cobriram rosto, pegaram dois táxis – afirmou o delegado.

Parte da quadrilha foi encontrada após uma denúncia. Policiais de Esteio foram ao local indicado e encontraram um casal com características físicas semelhantes às relatadas por testemunhas da ação criminosa. Levada à delegacia, a dupla teria admitido participação no crime. Os policiais, então, foram com o casal até o local onde ficaria o cativeiro em que a subgerente da joalheria Coliseu e o companheiro haviam sido mantidos reféns. Lá, outras três mulheres foram presas. As joias roubadas não foram encontradas, mas um relógio da refém estava no cativeiro.

Carro das vítimas foi achado ontem perto do aeroporto

O casal Jaqueline Capitó Gonçalves, 24 anos, e Lucas Schntz, 26 anos, que havia viajado para uma localidade afastada de Porto Alegre, retornou ontem para fazer o reconhecimento dos criminosos. Um relógio de Jaqueline foi encontrado no cativeiro. Conforme um familiar das vítimas, que pediu para não ser identificado, os dois estão impactados pelo crime.

– Ela (Jaqueline) está muito abalada. Eles não querem falar por enquanto – disse o familiar.

Por volta das 20h de ontem, o Fiesta das vítimas – veículo que foi usado pela quadrilha na ação – foi localizado estacionado em via pública nas proximidades do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital. A polícia já identificou os outros suspeitos e continuava com as buscas na noite de ontem.


Como os bandidos agiram - A ação no Praia de Belas alterou a rotina na área central de Porto Alegre na manhã de quinta-feira:

- A subgerente da Coliseu do Praia de Belas Shopping, Jaqueline Capitó Gonçalves, e o companheiro, Lucas Schntz, foram feitos reféns por três homens e três mulheres que invadiram a casa em que estavam, em Viamão, por volta das 22h de quarta-feira.

- Na madrugada, os dois foram amarrados e encapuzados e cada um foi levado a um cativeiro diferente.

- Na quinta-feira, assim que o shopping abriu, às 10h, a subgerente chegou à loja, refém de um assaltante – eles estavam no Fiesta dela, abandonado no meio do caminho e substituído por um táxi. Os funcionários foram colocados numa sala-cofre e avisados: uma bomba fora armada no balcão da loja e, em 20 minutos, ela seria desativada. Só então, deveriam pedir socorro. Eles saíram do local com a gerente.

- Pouco menos de uma hora depois, os reféns conseguem sair da sala-cofre e chamam a Brigada Militar. A área é isolada e o Gate é acionado.

- Os reféns são libertados próximo ao centro de Canoas, por volta do meio-dia. No início da tarde, o Gate desativa o artefato, que na verdade era uma barra de sabão presa a um celular, com fios e fita adesiva, e o shopping é reaberto.

- Na tarde de ontem, três mulheres, uma adolescente e um homem suspeitos de envolvimento no sequestro e no assalto foram detidos. Os cinco foram detidos no bairro São José em Esteio, na Região Metropolitana. Outros cinco integrante da quadrilha ainda são procurados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário