Neste Blog rendemos a nossa homenagem aos Gestores e Agentes Policiais que, apesar das dificuldades internas, das leis brandas, do enfraquecimento da autoridade, dos salários baixos, do fracionamento do ciclo policial e das mazelas do Judiciário que discriminam e alijam as forças policiais do Sistema de Justiça Criminal impedindo a continuidade e a eficácia dos esforços contra o crime, dedicam suas vidas na proteção do cidadão, na preservação da ordem pública e na defesa do povo, das Instituições e do Estado, em prol da almejada PAZ SOCIAL no Brasil.

domingo, 15 de abril de 2012

TECNOLOGIAS CONTRA O CRIME



Feira exibe tecnologias contra o crime. Robô é capaz de desativar bombas - correio do povo, 15/04/2012

De olho na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, no Rio, a indústria de defesa e de segurança prepara uma série de novidades para o setor. Quem compareceu à LAAD - Feira Internacional de Segurança Pública, realizada nessa semana, no RioCentro, pode conhecer o que há de mais moderno em um evento que atraiu especialistas e autoridades. O evento reuniu expositores de 13 países, incluindo o Brasil.

Na feira foi possível conhecer a Spark, primeira arma de choque desenvolvida e fabricada no país e que deve ser comercializada a partir de maio. Segundo os fabricantes, o equipamento pode diminuir a possibilidade de acidentes fatais, a exemplo do que ocorreu na Austrália, que resultou na morte de um brasileiro. A descarga elétrica é 40% menor em comparação às armas não letais estrangeiras. O disparo de choque dura, no máximo, 5 segundos e nas outras o tempo é ilimitado. O equipamento dispara dois dardos, com carga elétrica de 50 mil volts, e tem alcance de 6 metros, 8 metros e até 10 metros, além de ter mira a laser, memória digital e porta USB para captura de dados armazenados.

Da Alemanha vieram os robôs capazes de desativar bombas, arrombar portas e subir escadas, além de identificar e destruir armadilhas e explosivos camuflados. Os equipamentos foram testados e usados, por exemplo, nas guerras do Afeganistão e do Iraque. Segundo Tobias Albeck, representante da empresa fabricante, os robôs poderão ser usados para controles de áreas em eventos como a Copa 2014. A tecnologia também otimiza o trabalho do policiamento ostensivo. No Paraná, a Polícia Militar Rodoviária utiliza computadores móveis robustecidos, que ajudam a monitorar boletins de ocorrência de veículos roubados ou furtados.

Entre os participantes do evento pelo RS estavam o secretário da Segurança, Airton Michels, o comandante-geral da BM, coronel Sérgio Abreu, e o chefe do Estado Maior da BM, coronel Valmor Araújo de Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário