Neste Blog rendemos a nossa homenagem aos Gestores e Agentes Policiais que, apesar das dificuldades internas, das leis brandas, do enfraquecimento da autoridade, dos salários baixos, do fracionamento do ciclo policial e das mazelas do Judiciário que discriminam e alijam as forças policiais do Sistema de Justiça Criminal impedindo a continuidade e a eficácia dos esforços contra o crime, dedicam suas vidas na proteção do cidadão, na preservação da ordem pública e na defesa do povo, das Instituições e do Estado, em prol da almejada PAZ SOCIAL no Brasil.

sábado, 28 de abril de 2012

PC PRENDE BANDO SUSPEITO DE USO DE EXPLOSIVOS

DIÁRIO GAÚCHO, ZERO HORA 28/04/2012 


Quadrilha teria destruído quatro caixas eletrônicos em cidades do Interior


CAROLINA ROCHA


Foi por uma troca de mensagens de celular que começaram as investigações da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) que, depois de seis meses, levaram à prisão de nove homens e de uma mulher, além de um adolescente de 17 anos, em Farroupilha e em Caxias do Sul. Fora de ação desde ontem, eles são suspeitos de integrarem um dos principais bandos que atacavam caixas-eletrônicos com o uso de explosivos.

Ogrupo teria feito ataques em agências do Banco do Brasil de Arroio dos Ratos, Nova Petrópolis e Feliz, no ano passado, e também teria assaltado uma agência de Passo de Torres (SC), em janeiro deste ano. O titular da Delegacia de Roubos, delegado Juliano Ferreira, calcula que o bando tenha lucrado mais de R$ 200 mil, somados todos os assaltos.

Conforme o delegado, nem todos os 29 mandados de busca puderam ser cumpridos devido ao grave acidente que envolveu sete veículos do comboio de policiais e jornalistas, na rodovia Bom Princípio-Farroupilha (ERS-122). Todos haviam deixado a sede do Deic pouco depois das 4h, com destino à Serra.

Cento e sessenta policiais e mais de 40 viaturas participariam da Operação Estrépito. Pelo menos 20 agentes ficaram em Farroupilha para socorrer jornalistas e policiais feridos.

A maioria dos policiais que integravam o comboio já havia passado pelo trecho do acidente quando aconteceu a tragédia. Quem estava à frente encontrou policiais da Serra nas proximidades da Rodoviária de Farroupilha. De lá, foi dada uma nova largada na operação, com a apoio da Brigada Militar da Serra.

Nos mandados cumpridos, foram presos 11 suspeitos de integrar o bando. Sete ainda permanecem foragidos. Entre eles, um dos cabeças da quadrilha, flagrado em uma escuta telefônica negociando bananas de dinamites e a aquisição de mais de 600 miguelitos.

OS ATAQUES
29/10/2011 - Arroio dos Ratos
30/10/2011 - Nova Petrópolis
4/12/2011 - Feliz
13/1/2012 - Passo de Torres

Planejamento via SMS - A Polícia Civil interceptou trocas de mensagens entre os integrantes da quadrilha:

28 DE OUTUBRO DE 2011, 17H07MIN - Um dia antes do ataque à agência do Banco do Brasil de Arroio dos Ratos, o criminoso avisa que está de posse do explosivo para o roubo.

28 DE OUTUBRO DE 2011, 18H57MIN - Numa nova mensagem, o criminosos pede para que o bando se divida. Parte fugiria para o lado da Serra e parte para a Região Metropolitana, usando como referência os códigos de área – 54 e 51.

29 DE OUTUBRO DE 2011, 17H30MIN - Os assaltantes desconfiam que foram descobertos no local em que estavam escondidos. Estão insatisfeitos com o resultado do assalto de Arroio dos Ratos.

29 DE OUTUBRO DE 2011, 18H18MIN - Criminoso envia uma nova mensagem pedindo para que o comparsa o espere, já que está perdido nas proximidades de Barra do Ribeiro.

29 DE OUTUBRO DE 2011, 19H01MIN - O mesmo assaltante reclama que o rádio da polícia estava muito quieto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário