Neste Blog rendemos a nossa homenagem aos Gestores e Agentes Policiais que, apesar das dificuldades internas, das leis brandas, do enfraquecimento da autoridade, dos salários baixos, do fracionamento do ciclo policial e das mazelas do Judiciário que discriminam e alijam as forças policiais do Sistema de Justiça Criminal impedindo a continuidade e a eficácia dos esforços contra o crime, dedicam suas vidas na proteção do cidadão, na preservação da ordem pública e na defesa do povo, das Instituições e do Estado, em prol da almejada PAZ SOCIAL no Brasil.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O FUTURO CHEGOU

SUA SEGURANÇA | Humberto Trezzi - ZERO HORA 12/04/2012

A prova definitiva para elucidação do latrocínio em Caxias é apenas mais uma a encorpar o rol de investigações bem-sucedidas graças ao exame de DNA.

O teste não só aponta criminosos como também consegue inocentar pessoas encarceradas por engano, como mostrou ZH em reportagem sobre um rapaz preso em Lajeado.

É o CSI (Crime Scene Investigation) gaúcho em ação. A diferença com relação ao modelo americano é que nos EUA esse tipo de perícia existe desde 1990. E o banco de dados conta hoje com 8,9 milhões de suspeitos com DNA cadastrado.

No Brasil, esse tipo de banco de dados surgiu em 1994 no Distrito Federal, mas levou anos para que outros Estados aderissem à tecnologia.

Hoje são 16 laboratórios, enquanto nos EUA são 170. Menos mal que o futuro chegou ao Brasil, ainda que tardio. No futuro todas as investigações de crimes violentos passarão por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário