Neste Blog rendemos a nossa homenagem aos Gestores e Agentes Policiais que, apesar das dificuldades internas, das leis brandas, do enfraquecimento da autoridade, dos salários baixos, do fracionamento do ciclo policial e das mazelas do Judiciário que discriminam e alijam as forças policiais do Sistema de Justiça Criminal impedindo a continuidade e a eficácia dos esforços contra o crime, dedicam suas vidas na proteção do cidadão, na preservação da ordem pública e na defesa do povo, das Instituições e do Estado, em prol da almejada PAZ SOCIAL no Brasil.

segunda-feira, 5 de março de 2012

VIGILÂNCIA EFICIENTE

EDITORIAL ZERO HORA 05/03/2012

A conjugação da tecnologia com a competência profissional garantiu a prisão em flagrante de um assaltante no centro de Porto Alegre, na semana passada, e ainda proporcionou visibilidade à Polícia Militar do Rio Grande do Sul. Responsável pelo plantão da madrugada no serviço de videomonitoramento das ruas centrais, o soldado Fábio Pena de Moraes percebeu um homem em atitude suspeita e passou a acompanhá-lo. Quando viu que ele buscava uma vítima, alertou seus colegas que faziam a ronda. E gravou as imagens amplamente divulgadas pelos meios de comunicação, especialmente pela internet: o bandido cerca a vítima, desfere-lhe um potente soco no rosto, fazendo-a desmaiar, e saqueia seus bolsos e sua mochila na maior tranquilidade. Porém, quando começa a se afastar, é abordado por policiais que chegam em duas viaturas. As cenas gravadas convenceram o delegado de plantão a encaminhar o delinquente para o Presídio Central.

O que fica do episódio? Fica, principalmente, a ideia de que a vigilância por câmeras pode ser eficaz para reduzir a criminalidade e para garantir a segurança da população em locais públicos. Um parque como a Redenção, por exemplo, poderia se tornar bem mais seguro para seus frequentadores se fossem colocadas câmeras de vigilância em pontos estratégicos – e, evidentemente, se o controle eletrônico fosse complementado por policiais atentos e disponíveis para agir.

A presença de câmeras já é suficiente para desestimular os assaltantes, mas o equipamento só cumpre com eficiência sua função quando recebe manutenção adequada e acompanhamento do olhar humano. A polícia não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas pode chegar com rapidez onde se faz necessária. Vale a pena investir os recursos do contribuinte nesta alternativa eficiente e civilizada.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - A vigilância por CFTV é importante, mas esta ferramenta apenas complementa a atividade do aparato policial nos aspectos preventivo e repressivo. Por este motivo, o SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL precisa envolver e integrar os demais instrumentos responsáveis pela paz social para comprometer os agentes, desburocratizar as ligações, agilizar os processos, controlar as ações e desenvolver políticas de investimento em pessoal, tecnologia e condições de trabalho, além de fortalecer o sistema com leis rigorosas, justiça aproximada e penas temidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário