Neste Blog rendemos a nossa homenagem aos Gestores e Agentes Policiais que, apesar das dificuldades internas, das leis brandas, do enfraquecimento da autoridade, dos salários baixos, do fracionamento do ciclo policial e das mazelas do Judiciário que discriminam e alijam as forças policiais do Sistema de Justiça Criminal impedindo a continuidade e a eficácia dos esforços contra o crime, dedicam suas vidas na proteção do cidadão, na preservação da ordem pública e na defesa do povo, das Instituições e do Estado, em prol da almejada PAZ SOCIAL no Brasil.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ABORDAGENS GRAVADAS

ZERO HORA 17 de dezembro de 2013 | N° 17647

ESTRADAS FEDERAIS. Abordagens da PRF serão gravadas no RS

Equipamentos estão sendo testados e serão usados a partir de janeiro



Pelo menos 20 câmeras de pequeno porte farão parte das abordagens realizadas pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul a partir de janeiro. Presas em coletes, bonés ou óculos, elas gravarão todos os passos das ações, e as imagens poderão ser usadas para comprovar a conduta do motorista e do policial.

Em teste desde a semana passada, o uso das câmeras é pioneiro no país, afirma o chefe da Comunicação Social da PRF-RS, Alessandro Castro. Se aprovado pelos policiais gaúchos, o sistema será ampliado para todo o Brasil. Até esta semana, os policiais testam cinco equipamentos, e a compra de 20 câmeras já está encaminhada.

– A ideia inicial é usar na Região Metropolitana para avaliar o comportamento do equipamento usado. Depois, ainda no primeiro semestre, deve ser estendido para o restante do Estado – explica Castro.

Com duas baterias que duram até 12 horas, sendo nove de gravação, as câmeras podem ser utilizadas em diferentes ângulos e filmam a partir do ponto de vista do policial.

– Muitas vezes, as pessoas reclamam da abordagem policial por causa das multas. Com a gravação, vamos poder saber quem tem razão – argumenta o chefe da Comunicação Social da PRF-RS.

Situações de embriaguez ao volante também poderão ter o flagrante facilitado pelo equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário